atualizado em

17/02/2009

 
 
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A TECPONT Engenharia de Projetos S/S Ltda. teve o prazer de poder participar de diversas obras em diferentes estados brasileiros. Clique nas fotos para ver as informações que disponibilizamos sobre alguns dos nossos trabalhos em São Paulo (SP):

 

Ponte sobre o Rio Pardo

 

A obra existente no Km 257+455 da Pista Norte da Rodovia SP-340 apresentou anomalias incomuns, de impraticável correção, a maioria com origem durante a execução da obra. Concluiu-se pela interdição da obra, a ser desmontada e substituída por uma nova ponte com as mesmas características da obra paralela. Para o desmonte ser realizado de forma a garantir a segurança nas operações, os serviços foram desenvolvidos conforme seqüência definida de acordo com metodologia de análises e procedimentos.

 

 

Viaduto Aricanduva

 

O acidente no Viaduto Alberto Badra foi descrito em detalhes por usuários que viram um degrau de 25 cm formar-se na pista a sua frente no dia 28/11/2000. Acreditamos que uma abertura anormal da junta de dilatação do tabuleiro de quatro vãos contínuos de 41,40 metros tenha gerado um pequeno degrau que, sob impactos fortes e freqüentes das rodas dos veículos, agravado pelo tráfego de cargas pesadas nos últimos dias antes da ocorrência, tenha causado a ruptura localizada no berço suporte do tabuleiro no apoio do P-224.

 

 

 

Ponte Eng. Ary Torres

 

A rampa de acesso à Av. Eng. Luís Carlos Berrini a partir da estrutura existente da Ponte Eng. Ary Torres, executada com nosso projeto estrutural e nossa assessoria técnica, possibilitou uma considerável redução do volume de veículos na entrada da Av. Bandeirantes e facilitou o movimento da pista esquerda da marginal do Rio Pinheiros à Av. Eng. Luís Carlos Berrini. Como em muitas obras, foram utilizadas vigas vibradas de concreto protendido SCACTEC, desenvolvidas pela nossa empresa.

 

 

Cratera sob a Ponte Eng. Ary Torres

 

A ruptura da caixa de entroncamento das galerias do Córrego Traição e do Dreno do Brooklin Paulista formou uma cratera cujo talude negativo distava cerca de 3 metros do pilar P10 da Ponte Eng. Ary Torres. Com os riscos de perda de estabilidade do pilar da ponte, os serviços de emergência foram iniciados imediatamente com nosso projeto e assessoria técnica. Foi exigida a reformulação hidráulica e o reforço das estruturas enterradas com o monitoramento das deformações do apoio.

 

 

Ponte Tatuapé

 

O projeto e o acompanhamento técnico dos trabalhos de recuperação e dos ensaios na Ponte Tatuapé, acesso à Rod. Pres. Dutra sobre o Rio Tietê, envolveram o escoramento e o reforço dos pilares e dos tabuleiros danificados por incêndios nas construções de madeira clandestinas sob a estrutura, realizados em caráter de emergência.

 

 

 

Cebolão

 

No programa de recuperação do Complexo Viário Heróis de 1932, Cebolão, participamos das atividades de vistoria, adequações e projetos complementares executivos, indicação, acompanhamento e análise dos ensaios e serviços de execução, a maior parte realizada sem a interrupção do tráfego no sistema.

 

 

 

Ponte dos Remédios

 

Elaboramos o detalhamento do projeto e a assessoria técnica da solução para sustar o mecanismo de ruptura da Ponte dos Remédios. 

 

Ensaios de carga x deformação foram realizados para comprovar a eficiência do programa de recuperação realizado.

 

 

 

Tobogã do Pacaembu

 

No programa de recuperação e reforço da arquibancada e acessos do Tobogã do Pacaembu, realizado em função de um comportamento estrutural anormal observado em ensaios de vibração em eventos esportivos, a eficiência do programa foi confirmada com um ensaio de carga x deformação.